a poesia dos cigarros



O que leva um adolescente saudável e inteligente a fumar?
É o que me questiono agora.
Eu comecei a fumar com 14 anos, isso foi no ano passado. E me pergunto porque eu fiz isso, e encontrei a resposta a pouco tempo.
O cigarro com certeza não faz a nem nunca vai fazer bem a saúde física. Disso tenho certeza. Mas ele traz a nossa mente uma paz momentânea  (por isso se torna um vício. A primeira coisa que eu pensava quando eu me irritava com algo era fumar. Pra mim e para outros poetas (principalmente para Fernando Pessoa) o cigarro é a "libertação dos meus pensamentos" como ele disse em um poema. Mas os contra-pontos desse vício- e o mais triste- é depender de uma coisa que você sabe que te faz mal. Olhar para os amigos jogando futebol e saber que você não tem mais o mesmo pulmão é realmente um ponto ruim. Acho que os jovens da minha idade deveriam saber disso.
O adolescente adora e busca aquilo que é perigoso que proibido, por isso buscam as drogas. Mas devo afirmar que esses perigos sempre levam a caminhos que nem sempre se pode voltar.
Parei de fumar porque recomecei a frequentar uma igreja Preto da minha casa. E não se engane, não parei por causa da igreja mas sim por perceber o que o cigarro estava fazendo comigo. E busquei -e ainda busco- forças em Cristo para não voltar a fumar.
Por isso se você é adolescente e tem curiosidade de fumar qualquer coisa, quero te dizer: não faça isso. Não vale a pena. Os benefícios são momentâneos e acabam com a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário